Salud México , México, Miércoles, 06 de febrero de 2013 a las 13:21

Desenvolvem dispositivos de diagnóstico rápido para câncer de mama

Ainda que ausentes os sintomas, identificariam a presença de células malignas a partir de uma amostra de sangue

Agência ID/DICYT Os casos de câncer de mama aumentaram mais de 130% durante os últimos 10 anos no México. Diante disso, especialistas do Centro de Investigação e Assistência em Tecnologia e Desenho do Estado de Jalisco (CIATEJ), em colaboração com o IMSS, identificaram moléculas que poderão ser utilizadas para desenvolver um dispositivo de diagnóstico rápido que detecte a doença de maneira oportuna.

 

Neste sentido, o doutor Rodolfo Hernández Gutiérrez, titular do projeto, explicou que o relevante nesta pesquisa é que estes biomarcadores ou moléculas aparentemente indicam, ainda que ausentes os sintomas, a presença de uma alteração neoplásica precoce, e a médio prazo estas moléculas permitirão o desenvolvimento de um teste semelhante ao de gravidez que é vendido nas farmácias.

 

Agrega que se a neoplasia for identificada oportunamente, isso é, nas etapas I-IIIA, de acordo com os médicos oncologistas, o tratamento contra o câncer de mama pode ter 100% de sucesso. “Com estes biomarcadores, os especialistas em oncologia poderão submeter às pacientes a procedimentos tradicionais com um maior índice de sucesso e curar esta doença antes de que evolua a etapas avançadas, nas quais os tratamentos são mais agressivos e menos efetivos”, indica.

 

Há mais de uma década já haviam sido estudadas moléculas semelhantes, mas não foram consideradas “importantes”. De momento, “os biomarcadores” já foram utilizados para detectar o câncer de mama em um número reduzido de pacientes e os resultados, ainda que preliminares, já são muito animadores.

 

“Estes biomarcadores serão utilizados em um chip de diagnóstico que pretendemos desenvolver e que será uma ferramenta com grande potencial para a detecção das moléculas em soros de pacientes com câncer de mama, útil para o imuno-diagnóstico desta patologia nas primeiras etapas, ainda que ausentes os sintomas, e a partir de uma amostra de soro”, indicou o doutor Hernández Gutiérrez.

 

Em 2010 e 2011, com os resultados deste trabalho, os biomarcadores identificados e o dispositivo que atualmente se encontra em fase de desenvolvimento e otimização, foram desenvolvidas duas patentes que já se encontram no Instituto Mexicano da Propriedade Industrial (IMPI), e serão apresentadas mais duas nos próximos três meses, a fim de proteger a autoria, direitos de P&D e transferir tecnologia.

 

Cabe mencionar que o uso da mamografia, teste aplicado no diagnóstico do câncer de mama, demonstrou eficácia ao permitir a detecção de vários casos de mulheres entre 40 e 69 anos. No entanto, o valor preventivo deste estudo reduz sua eficácia quando as pacientes apresentam tecidos mamários densos e lesões pequenas, ou na etapa da pré-menopausa.