Sade Portugal  PORTUGAL 18/07/2023

Novo estudo sugere terapia combinada para prevenir a resistência ao tratamento em doentes com cancro da mama metastático do tipo luminal

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. In eu dui non est venenatis lobortis. Donec iaculis iaculis turpis. In hac habitasse platea dictumst. Aliquam vitae arcu. Maecenas justo tortor, eleifend sed, fermentum vitae, condimentum vitae, diam. Vivamus mattis, ligula vitae commodo vulputate, lorem tellus semper nulla, vitae cursus nunc eros ut massa. Curabitur velit pede, lobortis a, ultrices sit amet, suscipit non, erat.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. In eu dui non est venenatis lobortis. Donec iaculis iaculis turpis. In hac habitasse platea dictumst. Aliquam vitae arcu. Maecenas justo tortor, eleifend sed, fermentum vitae, condimentum vitae, diam. Vivamus mattis, ligula vitae commodo vulputate, lorem tellus semper nulla, vitae cursus nunc eros ut massa. Curabitur velit pede, lobortis a, ultrices sit amet, suscipit non, erat.

548 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 25/07/2022

Um sacrifício para privar os parasitas da malária de açúcar

Um novo estudo revelou um importante e inesperado mecanismo de defesa contra a malária

Um novo estudo liderado pelo grupo de Miguel Soares no Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e publicado na prestigiosa revista científica Cell Metabolism, revelou um importante e inesperado mecanismo de defesa contra a malária, uma das doenças infeciosas mais mortais em todo o mundo. Esta resposta limita a inflamação e o dano dos órgãos, ao mesmo tempo que diminui a virulência do parasita da malária. Mas tudo tem um preço..

981 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 08/07/2022

Um mapa do apetite no cérebro

Como a gravidez e a falta de nutrientes alteram a função cerebral para moldar os desejos

Temos de admitir que, por mais tentadora que seja a ideia de começar o almoço por um belo bolo de chocolate, poucos seriam aqueles que fariam esta escolha. E, no entanto, no final da refeição, muitos escolheriam o mesmo bolo sem hesitar. A explicação para este fenómeno prende-se com o facto do "estado interno" do corpo se encontrar em constante mudança: à hora do almoço, o corpo geralmente precisa de proteína, então o cérebro promove essa escolha alimentar específica. No entanto, depois da proteína ser ingerida, os carboidratos podem ser uma boa opção para garantir as reservas de gordura do corpo.

1.134 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 13/05/2022

Estudo de investigadores portugueses abre a porta a tratamentos personalizados para metástases cerebrais

Artigo de investigadores do iMM e do CHULN, publicado na revista Cell Reports Medicine, cria uma biblioteca de modelos para estudar metástases cerebrais a partir de doentes com cancro

Um novo estudo liderado por Cláudia C. Faria, investigadora principal do grupo de João Taborda Barata no Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM) e neurocirurgiã no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN-Hospital de Santa Maria), abre a porta à descoberta de novas terapias desenhadas especificamente para cada doente com metástases cerebrais. O artigo publicado hoje na revista científica Cell Reports Medicine criou uma biblioteca de modelos para estudar metástases cerebrais que recapitula a doença em humanos.

538 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 22/04/2022

A que velocidade o vírus da COVID-19 sofre alterações?

Investigadores conseguem pela primeira vez quantificar as mutações que surgem numa única infeção por SARS-CoV-2

O Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) e o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) são os primeiros a quantificar e a caracterizar as mutações que podem ser geradas por SARS-CoV-2 quando infecta células. Os dados experimentais são relevantes para compreender como o vírus evolui na população humana e poderão ter implicações no desenvolvimento de estratégias antivirais.

764 palavras
Tecnologia Portugal  PORTUGAL 25/03/2022

Análise do Facebook permite prevenir mortes relacionadas com epilepsia

Pistas emocionais e de stress em publicações podem dar indícios de morte súbita

Grupo de investigadores demonstra que as redes sociais podem ser usadas para detetar comportamentos que antecedem a morte súbita inesperada em pacientes com epilepsia (SUDEP, do inglês Sudden Unexpected Death in Epilepsy), a principal causa de morte em indivíduos com convulsões epiléticas não controladas. Os resultados do estudo, publicados na revista Epilepsy & Behavior, revelam que a atividade de pacientes com epilepsia nas redes sociais aumentou antes da sua morte súbita. Estas alterações no comportamento digital poderão alertar para a necessidade de pôr em prática medidas de prevenção da SUDEP e contribuir para evitar mortes.

927 palavras
Tecnologia Portugal  OPORTO 11/03/2022

Nasce técnica inovadora para caracterizar o cancro do pulmão

O projeto LuCaS tem como objetivo apoiar os médicos no diagnóstico precoce daquele que é um dos tipos de cancro mais mortíferos em todo o mundo

Investigadores do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), do Centro Hospitalar Universitário de São João e do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da U.Porto (i3S) desenvolveram uma metodologia não invasiva para o rastreio e diagnóstico precoce do cancro do pulmão, com recurso à imagiologia médica.

458 palavras
2 Imagens
Sade Portugal  PORTUGAL 18/02/2022

Diz-me o que comes, dir-te-ei como a tua microbiota evolui

Novo estudo revela como as bactérias intestinais se adaptam e afetam a saúde em resposta à dieta

Uma nova investigação revela que a dieta pode influenciar a evolução das bactérias no intestino, num período de tempo relevante para o hospedeiro. O estudo, publicado na Cell Host & Microbe, demonstra o quão rápido a Bacteroides thetaiotaomicron (B. theta), uma bactéria prevalente no intestino humano, adquire mutações adaptativas em resposta a alterações na dieta. Estes dados mostram que a aquisição de alterações genéticas pode explicar os efeitos negativos que as dietas desequilibradas têm na saúde do hospedeiro e que são mediados pela microbiota.

709 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 10/02/2022

Identificados os primeiros pacientes com nova doença rara causada por erros na divisão celular

Estudo colaborativo entre médicos e investigadores desvenda mutações no gene BUB1 responsáveis por distúrbios no desenvolvimento

Um novo estudo publicado na Science Advances descreve os dois primeiros pacientes com mutações em ambas as cópias de BUB1, um gene crucial para a divisão celular. Contrariamente ao que se pensava, estas mutações são compatíveis com a vida, apesar de estarem associadas a problemas do desenvolvimento. A identificação e a caraterização clínica e molecular destas mutações podem vir a melhorar o diagnóstico deste distúrbio raro do neurodesenvolvimento e a compreensão de síndromes com caraterísticas semelhantes.

745 palavras
1 Clips de áudio
Espaço Portugal  OPORTO 21/01/2022

Universidade do Porto lidera descoberta de exoplaneta com forma de bola de rugby

Investigação liderada pela cientista Susana Barros no âmbito da Missão Espacial CHEOPS detetou pela primeira vez a deformação de um exoplaneta

Chama-se Wasp-103b e orbita uma estrela 1,7 vezes maior e cerca de 200 graus mais quente do que o Sol. Este novo exoplaneta, estudado por uma equipa internacional liderada por Susana Barros, investigadora do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IAstro) na Universidade do Porto, tem a particularidade de ter aproximadamente a forma de uma bola de rugby. O estudo, com base em novas observações efetuadas pela missão espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia (ESA), foi agora publicado na revista Astonomy & Astrophysics.

972 palavras
Meio Ambiente Portugal  OPORTO 05/01/2022

CIIMAR estuda baleias e golfinhos do Algarve através das redes sociais

Estudo inédito demonstrou que as redes sociais podem ser uma fonte de informação preciosa sobre a biodiversidade de baleias e golfinhos

Num levantamento de informação nunca antes feito, e que acaba de ser publicado na revista científica internacional “Frontiers in Marine Science”, investigadores do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da Universidade do Porto (CIIMAR-UP) e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve (CCMAR) usaram a informação de avistamentos de cetáceos nas redes sociais para perceber quais as espécies de golfinhos e baleias que podem ser avistadas na costa Algarvia e ainda quais as mais comuns e as mais raras.

691 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 21/12/2021

Deslindar as proteínas da cegueira através dos olhos da mosca da fruta

Investigadores do IGC e do ITQB NOVA identificam um mecanismo de produção de uma proteína essencial para a visão

A cada 6 minutos alguém é informado de que vai ficar cego. Das várias causas que podem conduzir à cegueira, uma das principais é uma doença chamada Retinite Pigmentosa (RP) que provoca a degeneração progressiva da retina e consequente perda de visão. Cerca de um décimo dos casos desta doença a nível mundial são causados por mutações no gene da rodopsina, uma proteína essencial para a visão. Uma equipa de investigadores do ITQB NOVA e do IGC identificou agora um mecanismo crucial para a produção da rodopsina, utilizando moscas da fruta (Drosophila melanogaster) e células humanas como modelos.

557 palavras
Sade Portugal  OPORTO 26/11/2021

Descobrem bactéria com potencial antibiótico no mar da Madeira

Descoberta por uma equipa encabeçada por investigadores do i3S e do CIIMAR, a bactéria MA3_2.13 revela um grande potencial para o estudo de novos fármacos

Así como ocurre en pacientes humanos, la resistencia de múltiples bacterias a los antibióticos está aumentando en las mascotas, según el primer estudio retrospectivo que evaluó la situación en zonas urbanas en Argentina.

511 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 07/07/2021

Sobre a complexidade das comunidades microbianas

Novo estudo liga os processos de colonização à complexidade em sistemas de interações de microrganismos, parte de um corpo de trabalho com implicações para o entendimento de como é mantida e se altera a biodiversidade

As comunidades de microrganismos formam ecossistemas complexos, baseados em redes de interações. As bactérias do intestino, dentro do nosso corpo, são um exemplo, e dependemos delas para digerir a nossa comida, controlar o nosso humor, ou protegermo-nos de infeções. Bactérias nasofaríngeas como Streptococcus pneumoniae são outro exemplo, sendo muitas vezes transportadas de forma assintomática e em alguns casos causando problemas ao hospedeiro. Dependendo da diversidade subjacente, as dinâmicas das comunidades microbianas podem levar a diferentes desenlaces entre a saúde e a doença, e mostrar diferentes estabilidades e resistências à invasão.

684 palavras
Sade Portugal  OPORTO 25/06/2021

Estudo sugere que comportamentos de ansiedade podem passar de donos para cães

Investigação desenvolvida no ICBAS indica que os animais mais suscetíveis são os que revelam níveis mais altos de empatia e reatividade às emoções humanas

Um estudo desenvolvido no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, com a colaboração de investigadores do CINTESIS, da Universidade de Aveiro, da Escola Superior de Educação Paula Frassineti, da Universidade da Pensilvânia e do Ashtown Food Research Centre, comprova que existe uma correlação significativa entre os problemas de ansiedade dos donos de cães e os comportamentos de medo e ansiedade dos seus animais.

242 palavras
Tecnologia Portugal  PORTUGAL 17/06/2021

Inteligência Artificial ajuda na análise de imagens microscópicas

Nova plataforma permite detetar traços celulares associados a doenças como cancro ou infeção

Investigadores desenvolvem uma nova plataforma de inteligência artificial capaz de explorar dados de microscopia e acelerar novas descobertas biomédicas em saúde e doença. A plataforma de acesso aberto, ZeroCostDL4Mic, permite que qualquer pessoa com pouca ou nenhuma experiência em codificação rapidamente a use para desenvolver ações poderosas como identificar traços celulares e caracterizar se transportam uma doença como cancro ou infeção.

362 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 08/06/2021

O primeiro “Concurso de Inovação - Saúde e Inovação Hospitalar” recompensará as melhores ideias inovadoras no campo dos cuidados de saúde

Entidades e indivíduos de Castela e Leão, Extremadura e da Região Centro de Portugal podem enviar as suas propostas até 15 de julho de 2021

O consórcio do projeto europeu INNHOSPITAL anuncia a primeira edição do Concurso de Inovação - Saúde e Inovação Hospitalar com o objetivo de promover a inovação e a transferência de conhecimentos, bem como encorajar a iniciativa empresarial e promover projetos no sector da saúde que se encontram na fase inicial de ideias.

440 palavras
Sade Portugal  PORTUGAL 19/04/2021

Saúde mental: Terapia com “eletrochoques” é subutilizada, apesar de segura e eficaz

Taxas de resposta atingem os 80 a 90% na depressão resistente aos antidepressivos, revela estudo realizado por investigadores da FMUP e do CINTESIS

O tratamento de doentes psiquiátricos com recurso a eletroconvulsivoterapia (ECT), popularmente conhecida por “eletrochoques”, ainda é subutilizado no nosso país. Isto apesar de ser comprovadamente “rápido, seguro e eficaz” numa série de doenças psiquiátricas, conclui um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), do CINTESIS – Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde e do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS).

406 palavras
Tecnologia Portugal  PORTUGAL 26/03/2021

A descoberta dos “interruptores principais” das redes bioquímicas permite explicar efeitos da medicação na destruição de células cancerígenas

Investigadores desenvolveram uma metodologia matemática para explicar e controlar sistemas bioquímicos, incluindo os que estão envolvidos em doenças

Quando aplicada a modelos computacionais de células cancerígenas, uma nova metodologia desenvolvida permite perceber o porquê de algumas medicações serem mais eficazes a destruir as células do cancro da mama. O trabalho resulta de um esforço colaborativo internacional, envolvendo investigadores de Portugal e dos Estados Unidos, e permitiu desenvolver uma metodologia matemática para explicar e controlar sistemas bioquímicos, incluindo os que estão envolvidos em doenças. O estudo publicado e destacado na capa da revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) introduz a metodologia do effective graph que deteta a redundância presente em redes bioquímicas, permitindo identificar os componentes necessários para controlar uma célula.

569 palavras
Sade Portugal  OPORTO 17/03/2021

Investigadores desenvolvem novo tratamento para o glaucoma

Novo tratamento em estudo pode ajudar a controlar mais eficazmente a progressão e melhorar o prognóstico do glaucoma

Uma equipa de investigadores do Centro de Investigação Farmacológica e Inovação Medicamentosa (MedInUP) do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS) da Universidade do Porto, em consórcio com o Instituto de Investigação Clínica e Biomédica de Coimbra (iCBR) e a Phyzat Biopharmaceuticals, está a trabalhar no desenvolvimento de uma nova terapia baseada no silenciamento génico utilizando RNA de interferência para controlar mais eficazmente a progressão e melhorar o prognóstico do glaucoma, uma doença ocular inicialmente assintomática mas apontada como a principal causa de cegueira irreversível no mundo.

279 palavras