Tecnologia  PORTUGAL 30/11/2020

Uma nova frente matemática para compreender a coexistência de espécies

Investigadores propõem novo modelo para a colonização de hospedeiros por espécies microbianas diferentes, um avanço fundamental para o entendimento da biodiversidade

Num esforço para compreender como espécies diferentes coexistem, investigadores desenvolvem um modelo matemático que estabelece as interações inerentes à co-colonização como chave. O estudo, publicado na revista Bulletin of Mathematical Biology, liga a epidemiologia à ecologia e à evolução e propõe um novo modelo para a colonização de hospedeiros por espécies microbianas diferentes, um avanço fundamental para a análise de como diferentes espécies coexistem e para o entendimento da biodiversidade.

554 palavras
Tecnologia  PORTUGAL 30/11/2020

A new mathematical front to understand species coexistence

Researchers propose new model for host colonization by different microbial species, providing fundamental advances for the understanding of biodiversity

In an effort to understand how different species coexist, researchers develop a mathematical model that establishes interactions in co-colonization as the key. The study, published in the Bulletin of Mathematical Biology, links epidemiology, ecology and evolution and models host colonization by different microbial species, providing fundamental advances for the analysis of species coexistence and the understanding of biodiversity.

544 palavras
Meio Ambiente  AVEIRO 25/11/2020

Animais no ártico alteram comportamentos em resposta às alterações climáticas

Aves migradoras alteraram os seus padrões migratórios e várias populações de renas mudaram a sua fenologia reprodutora

Depois de 30 anos a monitorizar os movimentos de animais que habitam a zona polar ártica, cerca de 150 investigadores de mais de 100 instituições, entre os quais o biólogo José Alves, da Universidade de Aveiro (UA), não têm dúvidas: as alterações climáticas que levaram o ártico a entrar num novo estado ecológico, provocaram alterações na dinâmica espácio-temporal dos animais que habitam a região. O artigo foi publicado na revista 'Science'.

1.150 palavras
Sade  OPORTO 16/11/2020

Estudo sugere que futebol não é uma atividade de alto risco

Estudo com participação do ISPUP sustenta a avaliação da DGS, que tinha atribuído ao futebol a classificação de “médio risco” de exposição respiratória para a transmissão da doença

Um estudo promovido pela Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), no qual participou o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), sugere que o futebol não é uma modalidade desportiva de alto risco de exposição respiratória para a transmissão da COVID-19. O resultado do estudo está em sintonia com a classificação de “médio risco”, atribuída pela Direção-Geral da Saúde (DGS) à modalidade, em agosto deste ano.

516 palavras
Sade  PORTUGAL 15/10/2020

Novos truques para velhos antibióticos

Equipa de investigadores descobriu que um grupo de antibióticos confere proteção contra a sépsis, para além do controlo direto da infeção

O estudo, liderado por Luís Ferreira Moita, investigador principal do Instituto Gulbenkian de Ciência, publicado na revista Immunity, revela que as tetraciclinas (antibióticos de largo espetro), ao inibirem parcialmente a atividade das mitocôndrias das células, induzem uma resposta compensadora do organismo que diminui os danos causados nos tecidos durante uma infeção. Esta descoberta abre novas portas na área da tolerância às infeções e posiciona os antibióticos deste grupo como potenciais tratamentos adjuvantes na sépsis, devido aos seus efeitos que vão além da contenção da carga bacteriana.

468 palavras
Sade  PORTUGAL 15/10/2020

New tricks for old antibiotics

Researchers uncovered that a group of antibiotics confers protection against sepsis, beyond their ability to directly control the infection

The study led by Luís Ferreira Moita, principal investigator at Instituto Gulbenkian de Ciência, and published in the journal Immunity, reveals that tetracyclines (broad spectre antibiotics), by partially inhibiting cell mitochondria activity, induce a compensatory response on the organism that decreases tissue damage caused during infection. This finding opens new doors in the field of disease tolerance and positions this group of antibiotics as potential adjuvant treatment for sepsis, due to their effects that go beyond the control of bacterial burden.

452 palavras
Meio Ambiente  OPORTO 16/09/2020

Vocalista dos Metallica dá nome a serpente descoberta por investigadores da U.Porto

Nova espécie identificada na Guiné Equatorial batizada em homenagem a James Hetfield como forma de chamar a atenção para a importância do estudo e caracterização da biodiversidade

No guia das espécies animais há um novo protagonista com o visual e o nome de vocalista de heavy metal. A serpente venenosa Atheris hetfieldi foi identificada pela primeira vez na Guiné Equatorial por uma equipa de investigadores liderada pela Universidade do Porto que, pelo seu aspeto peculiar, a batizou em homenagem ao vocalista dos Metallica, James Hetfield.

548 palavras
Sade  AVEIRO 03/07/2020

Smell can play an important role in Autism

Published this month in Neuroscience & Biobehavioral Reviews, the work highlights the potential of olfaction as a facilitator and privileged entry point for socio-emotional information in the population with ASD

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. In eu dui non est venenatis lobortis. Donec iaculis iaculis turpis. In hac habitasse platea dictumst. Aliquam vitae arcu. Maecenas justo tortor, eleifend sed, fermentum vitae, condimentum vitae, diam. Vivamus mattis, ligula vitae commodo vulputate, lorem tellus semper nulla, vitae cursus nunc eros ut massa. Curabitur velit pede, lobortis a, ultrices sit amet, suscipit non, erat.Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. In eu dui non est venenatis lobortis. Donec iaculis iaculis turpis. In hac habitasse platea dictumst. Aliquam vitae arcu. Maecenas justo tortor, eleifend sed, fermentum vitae, condimentum vitae, diam. Vivamus mattis, ligula vitae commodo vulputate, lorem tellus semper nulla, vitae cursus nunc eros ut massa. Curabitur velit pede, lobortis a, ultrices sit amet, suscipit non, erat.

615 palavras
Sade  AVEIRO 03/07/2020

Olfato pode ter um papel relevante no Autismo

Publicado este mês na revista 'Neuroscience & Biobehavioral Reviews', o trabalho ressalva o potencial do olfato enquanto facilitador e porta de entrada privilegiada para informação socioemocional na população com PEA

623 palavras
Sade  PORTUGAL 24/06/2020

Hormona envolvida na obesidade é fator de risco para a sépsis

Cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) descobriram que hormona estudada como possível tratamento para a obesidade constitui um fator de risco para a sépsis

Cientistas do Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC), liderados por Luís Moita, descobriram que uma hormona estudada como possível tratamento para a obesidade diminui a resistência contra infeções causadas por bactérias e constitui um fator de risco para a sépsis. O trabalho desenvolvido em colaboração com investigadores na França, Alemanha e Coreia do Sul foi publicado recentemente na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences USA.

444 palavras
Sade  PORTUGAL 24/06/2020

Hormone involved in obesity is a risk factor for sepsis

A group of scientists from Instituto Gulbenkian de Ciência (IGC) discovered that a hormone that has been pointed out as a treatment for obesity is a risk factor for sepsis

455 palavras
Sade  LISBOA 16/04/2020

Identifican una nueva conexión entre el aparato digestivo y el cerebro

Científicos portugueses describen un nuevo eje digestivo-cerebral en ratones en la revista 'Neuron'

La comida tiene un poder enorme sobre nosotros, ya que ciertos sabores y texturas pueden determinar lo que hacemos. Solo piense en ese plato picante que nos lleva de vuelta a ese restaurante oriental que ni siquiera está tan cerca, o el helado irresistible y cremoso en el restaurante italiano en la esquina.

1.252 palavras
Sade  LISBOA 16/04/2020

Pensar com a barriga

Identificado um novo eixo digestivo-cerebral

A comida exerce um enorme poder sobre nós, pois certos sabores e texturas conseguem determinar aquilo que fazemos. Basta pensar naquele prato condimentado que nos faz regressar àquele restaurante oriental que nem sequer fica assim tão perto, ou no irresistível, gelado cremoso do restaurante italiano da esquina.

1.238 palavras
Ciências Sociais  PORTUGAL 27/03/2020

Los neandertales fueron pioneros en la explotación de los recursos marinos

«Otra prueba más de que los neandertales tenían conducta de Homo sapiens», comenta el director de la investigación, João Zilhão, de la UB

La revista Science publica en su último número un estudio dirigido por el investigador ICREA João Zilhão, del Seminario de Estudios e Investigaciones Prehistóricas de la UB (SERP-UB), en el que se presentan los resultados de la excavación de la cueva de Figueira Brava, en Portugal, usada como abrigo por poblaciones neandertales hace entre 86 y 106.000 años. El estudio revela que la pesca y el marisqueo contribuyeron de forma muy significativa a la economía de subsistencia de los habitantes de Figueira Brava. La relevancia del hallazgo radica en que hasta ahora apenas había indicios de que estas prácticas fuesen habituales entre los neandertales.

813 palavras
2 Imagens
Sade  PORTUGAL 19/02/2020

Método de imagiologia por ressonância magnética fornece visão sem precedente da rede de ligações cerebrais

Um novo estudo, realizado em colaboração por cientistas da Escola de Medicina Grossman da Universidade de Nova Iorque, do Centro Champalimaud em Portugal e da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, descreve uma nova forma de medir os axónios

A rede de ligações internas do cérebro é composta por milhares de milhões de fibras nervosas chamadas axónios. A grossura dos axónios - entre outras propriedades - tem um impacto significativo sobre a forma como eles conduzem os sinais nervosos, e portanto sobre a velocidade global de processamento tanto dos neurónios como das áreas cerebrais interligados. Além disso, sabe-se que muitas doenças neurodegenerativas, tais como a esclerose múltipla e a doença de Alzheimer, bem como o cancro, os traumatismos cerebrais e os acidentes vasculares cerebrais, apresentam lesões ao nível dos axónios.

732 palavras
2 Imagens
Sade  LISBOA 11/02/2020

Ratinhos detectives dão pistas sobre como os humanos conseguem

O Centro Champalimaud, em Lisboa, identifica regiões-chave do cérebro envolvidas na capacidade de inferência

Há quem seja tão bom a "ler nas entrelinhas" que isso chega a ser irritante. Essas pessoas parecem saber, muito antes do que os outros, quem é o assassino num filme ou o sentido de um poema abstracto. Possuem uma grande capacidade de inferência, utilizando indícios indirectos para descobrir informação escondida.

1.355 palavras
Sade  OPORTO 10/01/2020

Investigadores explicam erro celular associado à formação do cancro

Artigo publicado no prestigiado 'Journal of Cell Biology' desvenda o mecanismo usado pelas células para impedir o desenvolvimento de tumores

Uma equipa de investigadores do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) conseguiu desvendar um dos mecanismos que as células usam para garantir a correta distribuição dos seus cromossomas durante a divisão celular e, dessa forma, evitar anomalias genéticas e tumores. O artigo foi publicado esta quarta-feira na revista norte-americana Journal of Cell Biology e ajuda a perceber a origem de um determinado erro celular associado ao desenvolvimento de cancro.

358 palavras
Meio Ambiente  AVEIRO 30/12/2019

Aves também bebem vinho de palma no arquipélago dos Bijagós

Um estudo documentou, pela primeira vez, três espécies de aves (Tecelão-malhado Ploceus cucullatus, Engole-malagueta Pycnonotus barbatus e Beija-flor do Gabão Anthreptes gabonicus) a alimentarem-se em pontos de recolha de seiva de palma

Investigadores do Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM) da Universidade de Aveiro (UA) e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa observaram três espécies de aves a alimentarem-se de seiva de palma, parcialmente fermentada, aproveitando a recolha feita nas palmeiras pelas populações locais para produção de vinho de palma, no Arquipélago dos Bijagós, Guiné Bissau.

441 palavras
Sade  PORTUGAL 04/12/2019

Mostram a importância dos açucares nas doenças intestinais e do fígado

Investigação i3S em destaque na mais prestigiada revista de gastroenterologia

A investigadora do Instituto de Investigação e Inovação da Universidade do Porto (i3S) Salomé Pinho publicou recentemente na mais prestigiada revista científica na área da gastroenterologia, a “Gastroenterology”, um artigo em que descreve a importância dos açúcares que revestem/modificam as proteínas das células enquanto biomarcadores relevantes no diagnóstico e prognóstico de doenças crónicas inflamatórias gastrointestinais (como é o caso da Doença Inflamatória Intestinal – DII), do cancro gastrointestinal e de doenças do fígado.

398 palavras
Ciências Sociais  OPORTO 19/09/2019

Infertilidade: Mulheres com mais stress correm maior risco de depressão a longo prazo

As mulheres com mais stress relacionado com problemas de infertilidade têm o dobro do risco de receberem prescrição de antidepressivos nos 10 anos após o inicio do tratamento

Um estudo realizado por Juliana Pedro, estudante de Doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e investigadora do Centro de Psicologia da Universidade do Porto (CPUP), concluiu que as mulheres que apresentam elevados níveis de stress relacionado com a infertilidade apresentam um risco acrescido de receberem uma prescrição de antidepressivos, dez anos após os tratamentos de infertilidade a que foram sujeitas.

405 palavras