Tecnología España , Valladolid, Lunes, 11 de noviembre de 2013 a las 10:23

Um aplicativo para Android permite rastrear satélites artificiais

Desenvolvido por Rodrigo Santos Álvarez, aluno do Campus de Segovia da Universidade de Valladolid

Cristina G. Pedraz/DICYT Rodrigo Santos Álvarez, aluno da Escola Universitária de Informática (EUI) da Universidade de Valladolid, localizada no Campus de Segovia, desenvolveu um aplicativo para dispositivos com sistema operativo Android que permite rastrear qualquer satélite artificial. A APP, denominada ZatDroid, recebeu uma das bolsas da quinta edição do programa Prometeo da Universidade de Valladolid, cujo objetivo é proteger resultados de projetos e protótipos inovadores desenvolvidos por alunos da Universidade.

Conforme detalha à DiCYT Rodrigo Santos Álvarez, que foi orientado pelos professores do Departamento de Informática Fernando Díaz Gómez e Jesús Álvarez Gómez, a ideia surgiu “ao unir meus conhecimentos de engenheiro aeronáutico aos de engenheiro informático em Segovia”.

ZatDroid (Satellite Trucking and Augmented Reality App for Android) realiza cálculos de mecânica orbital seguindo as equações de Newton e os modelos de propagação NORAD (siglas em inglês de North American Aerospace Defence Command) para prever a posição de um satélite em tempo real, bem como sua trajetória futura, mostrando os resultados sobre o Google Maps. “Basicamente, o programa coleta dados dos satélites, realiza cálculos reais utilizando os sensores do dispositivo e tenta visualizar os satélites”, indica.

Do mesmo modo, o aplicativo utiliza a realidade aumentada para mostrar ao usuário em tempo real a posição atual do satélite no céu, de modo que pode servir como um guia para visualizar satélites artificiais, ou como um telescópio de suporte na instalação de antenas, mostrando a posição (latitude, longitude, azimute e elevação) dos satélites cujo sinal se pretenda captar. Assim, “além da curiosidade do usuário, ZatDroid pode ser utilizado para orientar as antenas, por exemplo, de televisão”, enfatiza Santos Álvarez.

O aplicativo foi implementado em Java para os dispositivos Android, tanto tabletes como telefones inteligentes (smartphones) e “pode ser consultado em inglês e espanhol, dependendo do dispositivo, é multisreen e permite buscar satélites com o Google Search”. Desta maneira, “não é preciso ter o melhor telefone para visualizar, por exemplo, onde se encontra a estação espacial internacional e ver sua trajetória”, conclui.

Onze bolsas

Onze iniciativas desenvolvidas por alunos foram protegidas através de patente ou registro da propriedade intelectual na quinta edição do programa de bolsas Prometeo da Universidade de Valladolid, cuja finalidade é a proteção de projetos inovadores desenvolvidos por alunos da Universidade. Dentre os onze projetos escolhidos, seis (três do Campus de Valladolid, dois do Campus de Segovia e um do Campus de Palencia) trabalham com software e foram inscritos no Registro de Propriedade Intelectual; enquanto cinco (quatro do Campus de Valladolid e um do Campus de Palencia) são trabalhos protegidos por patente.

 

Cada uma das bolsas Prometeo está dotada com 500 euros (no caso dos software) e com 1.000 euros (no caso das patentes). Além da proteção dos trabalhos, os alunos recebem formação específica em matéria de propriedade industrial e intelectual. O programa de bolsas Prometeo faz parte do Projeto de Transferência de Conhecimento Universidade-Empresa (T-CUE), financiado pela Junta de Castela e Leão dentro da Estratégia Universidade-Empresa 2008-2013, e coordenado pela Fundação Universidades e Ensinos Superiores de Castela e Leão (Fuescyl).