Tecnología España , León, Martes, 08 de marzo de 2011 a las 12:49

Sistema inteligente informa sobre pontos de recarga de veículos elétricos

Software desenvolvido pela Proconsi pode ser usado através do celular ou GPS

Antonio Martín/DICYT Um dos maiores medos do condutor de um carro elétrico é o de não conseguir chegar ao ponto de recarga antes que se acabe a bateria e ficar no parado no meio do caminho. Devido ao desenvolvimento, ainda recente, desta tecnologia alternativa aos combustíveis fósseis, não existe na Espanha uma rede potente de pontos de recarga elétrica para satisfazer plenamente os cidadãos que optam por esta alternativa. Um aplicativo informático desenvolvido por uma empresa de León, a Proconsi, pretende paliar este déficit de informação. Através de um software universal, que pode ser utilizado por qualquer fabricante destes pontos de abastecimento, o condutor pode obter informação em tempo real tanto do seu consumo como dos pontos mais próximos de recarga com relação ao lugar onde se encontra.

 

O aplicativo denomina-se Prisma e se configura como uma plataforma inteligente que incorpora diferentes informações, estatísticas e posicionais. Possui dois módulos, um dirigido aos usuários de veículos elétricos, para quem informa sobre seu meio de transporte, e outro dirigido à Administração ou gestores privados que dispõe do serviço de abastecimentos, como hotéis.

 

No módulo privado, se informa sobre a entrada, saída ou modificações dos usuários e os pontos de recarga, e podem ser estabelecidos perfis sobre diferentes funções da plataforma. Ademais, contribui com a manutenção da instalação e aporta dados do painel de controle, como os KW/h requeridos por usuário e ponto de recarga e o seu tempo de uso. Também permite a emissão de alertas por meio de mensagens de celular (SMS).

 

No caso do módulo público, se informa sobre as características e funcionamento do diferentes pontos de recarga e a localização dos mesmos, além de incorporar uma caixa de sugestões para que os usuários possam dar sua opinião. A plataforma pode ser usada em um celular (Android, iPhone, Symbian, Windows CE ou Blackberry, por exemplo), ou baixar pelo GPS (Tom Tom ou Nokia, por exemplo) a localização dos pontos de recarga, para que seja mais fácil o deslocamento até eles. De acordo com o responsável pela tecnologia, Mauricio Aguilar, com ela a Proconsi, “deu um salto ao setor da energia elétrica, uma vez que a companhia está ligada ao desenvolvimento de aplicativos para o setor de hidrocarbonetos”. Trata-se de “uma aposta pelo futuro”.

 

100 pontos antes do final de 2012

 

No dia 15 de fevereiro, a cidade de Valladolid inaugurou seus dois primeiros pontos de recarga de veículos elétricos. Trata-se de um primeiro passo do plano da Comunidade Autônoma, que quer dotar esta cidade e Palência de 40 pontos de abastecimento do tipo. O desenvolvimento desta rede tem como objetivo não só permitir a recarga das baterias nos veículos, mas também desenvolver e testar soluções nos aspectos de controle inteligente da gestão de recarga e a cobrança pela energia obtida no processo de recarga do veículo. Este projeto pretende formar parte de uma área de experimentação na qual se aplicam as novas normativas que sejam desenvolvidas a nível nacional e de âmbito europeu. Esta iniciativa, somada aos 60 pontos que serão instalados nos principais edifícios da Junta de Castela e Leão através de um protocolo de colaboração assinado pelo Executivo autonômico e Iberdrola em junho de 2010, formará parte dos 2.000 pontos de recarga públicos e privados que, no final de 2012, a empresa elétrica prevê ter instalados na Espanha. Castela e Leão é a primeira comunidade autônoma em potência instalada de geração elétrica proveniente de fontes energéticas renováveis.