Ciencia España , Palencia, Jueves, 24 de mayo de 2012 a las 15:09

Estuda-se a influência da diversidade de solos e topografia na restauração de escombreiras

Trabalho, realizado pela aluna do Campus de Palencia, Daphne López, foi desenvolvido em uma escombreira mineira restaurada da região de Guardo

CGP/DICYT Uma aluna do Mestrado em Conservação e Uso Sustentável de Sistemas Florestais do Campus de Palencia, Daphne López, está realizando uma pesquisa sobre as escombreiras mineiras de carvão do norte da Espanha. Especificamente, está estudando a influência da topografia e heterogeneidade edáfica, isso é, a diversidade de solos na composição das espécies vegetais que povoam uma escombreira restaurada da região de Guardo, na comarca ocidental da Montaña Palentina.

 

A pesquisa faz parte de seu trabalho de mestrado e está sendo desenvolvida em colaboração com Carolina Martínez Ruiz, professora da Área de Ecologia, e María Belén Turrión, professora do Departamento de Produção Vegetal e Sivopascicultura da Escola Técnica Superior de Engenharias Agrárias. Conforme declarou a DiCYT, “no ano passado foi publicada uma tese doutoral a esse respeito, sobre dinâmica vegetal nas escombreiras, e decidimos relacionar um tema interessante como o dos solos e vegetação, de modo que começamos a trabalhar juntas”.

 

O trabalho consiste na coleta de amostras de solos e no estudo da vegetação através de um desenho de grade pré-definido “para coletar a heterogeneidade tanto edáfica, quanto da vegetação”. “Analisamos toda essa vegetação, na qual encontramos bastante diversidade, e depois com as amostras de solos fazemos uma série de análises de laboratório, tanto físicas, quanto químicas, e finalmente estudamos a topografia do terreno”, explica. Posteriormente, através de uma série de análises estatísticas, “tentamos relacionar se a variabilidade edáfica está relacionada com a variabilidade da vegetação que encontramos ou se é possível concluir alguma coisa relacionada com a sucessão da vegetação ou com mudanças no solo associadas a mudanças na função do tipo de vegetação”, ilustra.

 

Especificamente, a escombreira da região de Guardo, na qual estão trabalhando, foi restaurada há 12 anos. A jovem pesquisadora afirma que este tipo de trabalhos de reflorestamento exige uma série de requisitos que as vezes não são respeitados. “Na nossa área de estudo, em função da empresa encarregada da restauração, existem muitas diferenças na vegetação, e ao encontrá-las percebemos que poderia haver diferenças edáficas e, portanto, decidimos estudar o solo”, enfatiza.

 

Atualmente está sendo concluída a análise estatística e a redação de palestras para congressos. Do mesmo modo, a pesquisadora está elaborando toda a documentação para apresentar o trabalho. A idéia, depois, é conseguir uma bolsa para continuar trabalhando nesta linha.

 

Jornadas de Jovens Pesquisadores

 

Daphne López é uma das alunas do Mestrado em Conservação e Uso Sustentável de Sistemas Florestais da Universidade de Valladolid, da Escola de Engenharias Agrárias de Palencia, e participou nas VI Jornadas de Jovens Pesquisadores realizadas em março no Centro Nacional de Educação Ambiental (Ceneam), em Valsaín, Segovia.

 

Segundo ela, este tipo de atividades “ajuda bastante os jovens pesquisadores a participar de outros congressos”. No seu caso, é a segunda vez que participa das Jornadas e afirma que são muito úteis “para aprender a defender trabalhos, falar e preparar as apresentações, a responder perguntas que podem surgir ou saber o que é preciso levar preparado”. “É uma experiência muito interessante, até o ano passado não tinha participado de um congresso e me ajudou muito”, agrega.

 

Estas Jornadas, conforme seus organizadores, foram um êxito de participação, com mais de 50 alunos e 20 professores. Assim, no próximo ano pretende-se continuar organizando-as como uma atividade dentro do Mestrado Erasmus/Mundus Mediterranean Forestry and Natural Resources Management no qual participa a Universidade de Valladolid com as Universidade de Lleida, Padova (Itália), Tuscia (Itália), Católica de Portugal, Universidade Técnica da Lisboa, e outros seis centros de pesquisa: os espanhóis Efimed e CTFC, ENFI de Marrocos, INRGREF da Tunísia, INRA da França e o centro internacional Ciheam.