Ciencia España , Burgos, Jueves, 07 de marzo de 2013 a las 15:13

Encontrado o lagarto fóssil terrestre mais antigo dos varanídeos

A nova espécie, denominada ‘Arcanosaurus ibericus’, foi encontrada nas jazidas de dinossauros de Salas de los Infantes (Burgos) e tem 125 milhões de anos

José Pichel Andrés/DICYT A área das jazidas de dinossauros de Salas de los Infantes (Burgos) albergava há 125 milhões de anos lagartos do grupo dos varanídeos, cuja espécie mais conhecida é o atual dragão Komodo. Uma equipe internacional de pesquisadores publicou na revista Cretaceous Research um estudo no qual cataloga uma nova espécie dentro deste grupo, especificamente o exemplar terrestre mais antigo destes lagartos gigantes a partir dos restos conservados no Museu dos Dinossauros de Salas de los Infantes.

 

A nova espécie se chama Arcanosaurus ibericus, que significa “reptil misterioso ibérico”, nome que se justifica porque “continua tendo certo mistério, apesar do que estudamos, porque dentro do grupo dos varanídeos cria dúvidas sobre como classificá-lo”, afirma em declarações a DiCYT Fidel Torcida, diretor do Museu de Dinossauros de Salas de los Infantes.

 

As 29 vértebras a partir das quais se realizou o estudo são “restos bastantes completos, do pescoço à cauda”, de um animal que media aproximadamente um metro e meio e que viveu no Cretáceo Inferior. Precisamente, há poucos dias se revelou um estudo no qual foi identificado em Cuenca outro lagarto do grupo dos varanídeos, mas do Cretáceo Superior, isso é, um pouco mais moderno.

 

No entanto, “não existem muitos exemplares na península Ibérica”, de modo que estas descobertas têm um grande valor, principalmente para “reconstruir o ecossistema” desta época, da qual foram encontrados dinossauros como o Demandasaurus darwini, na zona da Serra de la Demanda.

 

Os dados coletados pelos cientistas levam a imaginar “um rio de planície que transbordava com freqüência, com muito barro e vegetação própria de um clima subtropical no qual podemos imaginar grandes samambaias”, afirma Fidel Torcida. Neste contexto não faltariam animais como os crocodilos ou a tartaruga Larachelus morla, também identificada no meio, ainda que seja cinco milhões de anos mais antiga que o lagarto.

 

Análises no sincrotrão de Grenoble

 

Os pesquisadores conseguiram classificar o exemplar como terrestre porque, além de realizar a comum descrição anatômica e sua comparação com outros animais para poder catalogá-lo como outra espécie, recorreram à análise do material ósseo interno no sincrotrão de Grenoble (França).

 

Os restos do Arcanosaurus ibericus foram coletados por membros do Coletivo Arqueológico Paleontológico de Salas de los Infantes na década de 1990, antes de que existisse o atual museu, o que explica que se tenham passado muitos anos até a aparição do artigo científico que confirma a existência desta nova espécie fóssil. Ademais, deve-se considerar que analisar este tipo de restos demanda um período de preparação para separar a rocha dos ossos e que, neste caso, “foi difícil encontrar especialistas” e mais de três anos de revisões científicas até que a revista aceitasse o artigo.

 

Os especialistas que o escreveram, além de Fidel Torcida, são Alexandra Houssaye, da Universidade de Bonn (Alemanha); Jean-Claude Rage e Nathalie Bardet, do Museu Nacional de História de Paris; Xavier Pereda, ad Universidade do País Vasco; e Pedro Huerta, da Universidade de Salamanca.

 

Indícios de dois dinossauros novos

 

O Museu dos Dinossauros de Salas de los Infantes armazena milhares de peças fósseis procedentes das jazidas da zona, de modo que é certo que pouco a pouco, apesar de não existirem profissionais dedicados inteiramente a este trabalho, serão encontradas novas espécies. Especificamente, considerando que não existem pesquisas que corroborem sua publicação em revistas científicas, é provável que em breve se somem duas novas espécies de dinossauros, uma delas do grupo dos saurópodos, ao qual pertence Demandasaurus darwini, e outra espécie correspondente a um dinossauro de pequenas dimensões. No entanto, o trabalho de catalogação é muito longo, afirma Fidel Torcida.

 

Referência bibliográfica

 

Alexandra Houssaye, Jean-Claude Rage, Fidel Torcida Fernández-Baldor, Pedro Huerta, Nathalie Bardet, Xabier Pereda Suberbiola. A new varanoid squamate from the Early Cretaceous (Barremian–Aptian) of Burgos, Spain. Cretaceous Research. http://dx.doi.org/10.1016/j.cretres.2012.11.005