Tecnología España , León, Mi茅rcoles, 03 de febrero de 2010 a las 13:36

Uma empresa de Le贸n planeja utilizar borracha reciclada como isolante ac煤stico em moradias

RMD, localizada em Ardoncino, pretende abrir uma f谩brica de l芒minas e produtos de isolamento ac煤stico em 2010

AMR/DICYT A empresa leonesa RMD (Recuperação de Materiais Diversos) pretende desenvolver uma linha de pesquisa e desenvolvimento (P&D) para dar novos usos à borracha que recicla de pneus: isolante sonoro em moradias. A companhia, que tem sua fábrica na localidade de Ardoncino, próxima à capital, prevê uma maior rigidez na normativa de construção em matéria de redução de ruídos. Por isso, durante 2010 abrirá uma fábrica dentro de suas instalações para a fabricação de lâminas e produtos que amorteçam os sons e proporcionem um maior isolamento acústico das residências.

 

Para realizar esta ação, a empresa, uma indústria de reciclagem de âmbito internacional cuja central está localizada em León e conta com sedes em Barcelona, Sevilha e Tanger (Marrocos), utilizará granalha de borracha. A granalha de borracha constitui-se de pequenas porções deste material procedentes de um processo de reciclagem ao que são submetidos os pneus. A borracha é extraída através de procedimentos técnicos e separa-se do ferro e do têxtil, os outros componentes das rodas. “Conhecemos as capacidades isolantes da borracha e pensamos neste novo uso”,  explica à DiCYT o assessor e representante da companhia, Adolfo López Aguayo.

 

A aplicabilidade desta medida dependerá da evolução da normativa. “É cada vez mais rígida com relação a não perturbar o vizinho e que não entrem os ruídos da rua”, indica graficamente o responsável pela empresa. Atualmente, muitas construções utilizam pladur (fundamentalmente placas de gesso) e já existem organismos públicos que licitam para que se construa com uma maior qualidade. O objetivo do projeto de P&D é que as vibrações produzidas no tráfego ou pelos vizinhos não cheguem ao interior das residências. Isso acontece porque na estrutura a borracha é utilizada na separação entre apartamentos.

 

O projeto encontra-se em fase avançada, já que os responsáveis pela companhia estão trabalhando há mais de um ano, mas ao não estar exigido atualmente pela normativa que versa sobre a construção de moradias, os construtores não o solicitam. No entanto, em RMD se espera que nos próximos anos a demanda cresça e, por isso, estão pensando em instalar uma pequena fábrica de lâminas e produtos para isolamento acústico. A fábrica poderá desenvolver todo aquele material, em qualquer formato, que seja capaz de diminuir vibrações. Esta instalação estaria inserida nas de RMD em Ardoncino e os responsáveis pela empresa prevêem que a produção seja iniciada em 2010. Parte dos empregados da RMD seriam transferidos para esta seção, “aproveitando a diminuição da atividade de outras linhas de trabalho”, indica López Aguayo.