Tecnología España , Valladolid, Lunes, 15 de octubre de 2018 a las 08:12

Um mapa para a liberdade da Internet

Uma cartografia feita na Universidade de Valladolid inclui mais de 300 grupos de cultura e tecnologias livres

DC/DICYT A Internet tornou-se um espaço comercializado, centralizado e controlado por um pequeno número de empresas internacionais. Corporações como Google, Apple, Facebook e Amazon extraem informações pessoais da grande quantidade de usuários da Internet que visitam os seus serviços. Eles também decidem os anúncios que são publicados e o local onde as informações relevantes aparecem em suas páginas.

 

Diante desse contexto, as pesquisadoras da Universidade de Valladolid Dafne Calvo e Eva Campos Domínguez elaboraram um mapa para identificar os grupos que promovem a cultura e as tecnologias livres. Com isso, elas pretendem coletar as iniciativas que contribuem para investir essas relações de poder desiguais que ocorrem no espaço online.

 

O mapa chamase Resistências Digitais (Resistancias Digitales) e identifica as iniciativas envolvidas a programmar com software livre, participar em tecnologias blockchain, construir redes de malha, estudar a protecção da privacidade ou coordenar ações de hacktivismo. Atualmente, existem 304 nós distribuídos em todo o território espanhol.

 

Esses grupos incluem os projetos de enciclopédia livre Wikimedia Espanha, Amical Wikimedia, Cuarto Propio em Wikipedia ou Wikiesfera. Outros grupos, como Mozilla ou Trisquel, um sistema operacional livre nascido na Galícia e reconhecido pela Free Software Foundation, também participaram da cartografia. A rede neutra Guifi.net ou os grupos dedicados à fabricação de próteses com hardware livre Autofabricantes e EXando una mano também estão incluídos na pesquisa.

 

A cartografia é encontrada na plataforma de software livre Ushahidi. Está aberta às respostas de novos grupos que promovem cultura e tecnologias livres. Para fazer isso eles podem contestar ao questionário disponível na página inicial.