Technology Spain , Soria, Tuesday, February 26 of 2013, 12:11

Projeto europeu criará uma plataforma de e-learning para formação de cientistas florestais

Da iniciativa participa a Fundação Cesefor como única sócia espanhola

CGP/DICYT A Fundação Cesefor participa, junto a diversas entidades de outros seis países, em um projeto europeu que tem como finalidade criar uma plataforma de e-learning orientada a profissionais e estudantes do setor florestal. A iniciativa, denominada DRYMOS (Habilidades para novos trabalhos no setor florestal, em inglês), realizou recentemente na Grécia uma das primeiras reuniões de trabalho.

 

Junto à Cesefor participam neste projeto, que conta com financiamento da União Européia dentro do Programa de Aprendizagem Permanente Leonardo Da Vinci, outras entidades da Eslovaquia, Suíça, Itália, Portugal e Chipre. A direção do projeto está na Grécia, especificamente na União para a Proteção e Desenvolvimento do Monte Himetos (SPAY, em grego), na Universidade de Patras e na empresa Action Synergy, também do país heleno.

 

Esta primeira reunião de contato serviu fundamentalmente para registrar e compartilhar o material educativo já existente que poderia ser utilizado na plataforma de e-learning, e realizar pesquisas em cada país participante a fim de identificar as necessidades dos usuários finais (graduados e estudantes florestais de alto nível, profissionais florestais, etc.). Ademais, acordou-se um calendário e um plano de ação e de designação de tarefas que serão realizadas por cada sócio.

 

O encontro dos sócios deste programa também serviu para realizar uma visita técnica ao Monte Himetos, na qual os participantes tivera a oportunidade de conhecer de perto a área que foi reflorestada por SPAY em 2009 em Atenas, e visitar o parque de bombeiros local, que é administrado por uma equipe de voluntários contra incêndios.

 

Finalmente, os anfitriões mostraram no bosque Kaisariani um dispositivo criado pela União dentro do programa LIFE através do qual se realiza um inventário e monitoramento acústico automático da biodiversidade da região.

 

Dois anos

 

Conforme detalho à DiCYT um dos técnicos da Cesefor que faz parte da iniciativa, Riccardo Castellini, o projeto terá uma duração de 24 meses, “de novembro de 2012 a outubro de 2014”. Do mesmo modo, afirma que a Cesefor é a única sócia espanhola que participa do projeto DRYMOS.

 

Com relação ao papel que será desempenhado pela entidade no projeto, indica que a Cesefor é uma das sócias com plenos direitos, e que trabalhará como os demais participantes “na adaptação, neste caso ao contexto espanhol, do modelo comum de plataforma de e-learning”, um modelo de base “que se insere na proposta realizada pela Suíça e a Eslováquia”.