Alimentación España , León, Miércoles, 28 de septiembre de 2011 a las 10:40

Pastos característicos da Reserva de Babia são analisados para concretizar atuações futuras

Ações serão realizadas em virtude de um convênio firmado em 2010 entre a Reserva e o Ministério do Meio Ambiente e Meio Rural e Marino

RAG/DICYT A paisagem característica de pastos da região de Babia, em León, é consequência direta da pressão que a pecuária exerce sobre ele tradicionalmente. O trabalho de manutenção destes espaços sustentado pelo homem durante anos foi o principal motivo pelo qual a Unesco concedeu a este lugar a denominação de Reserva da Biosfera em 2004. Nos próximos dias será iniciado um projeto que pretende valorizar e analisar o grau em que os distintos manejos realizados influíram sobre os pastos para, a partir de então, traçar uma série de políticas sobre sua conservação.

 

O trabalho será desenvolvido em virtude de um convênio firmado em 2010 entre a Reserva e o Ministério do meio Ambiente, Meio Rural e Marino (MARM) que contempla três passos. O primeiro consiste em realizar um estudo de produtividade dos distintos tipos de pasto e portos de montanha da reserva, o segundo em elaborar determinadas linhas estratégicas para o espaço, e o último em aplicar estas diretrizes, explicou a DiCYT a gerente do Consórcio para a Gestão e Administração da Reserva da Biosfera de Babia, Patricia Gutiérrez.

 

Compatibilizar os objetivos de desenvolvimento socioeconômico com a conservação e o respeito do patrimônio natural é a idéia que permeia este plano. Em um espaço do norte da província de León “muito deprimido” que já não encontra na debilitada mineração um pilar econômico em que se apoiar com garantias, o aproveitamento destes pastos é necessário para sua população, manifestou.

 

A pecuária é desejável, neste sentido, como uma condição inexorável, não só por constituir-se um recurso para os habitantes da região, mas porque foi precisamente a atividade humana que a Unesco valorizou de uma forma maior no momento de impor a esta região a concessão de Reserva da Biosfera. “É um prêmio que foi dado aos netos pelo trabalho dos pais. Chegamos a esta situação graças à pecuária e se deve fomentar esta atividade em boas condições, como antes”, precisa.

 

Em comparação com o que se acreditava há algumas décadas, a presença da pecuária em Babia é “testemunhal”. Os principais rebanhos estão formados por equinos e bovinos, uma pequena parte por ovinos e “muito poucas” cabras. Mantém-se, ainda assim, alguns postos de transumância ocupados pelo gado procedente do sul de Castela e Leão. “Tentamos fomentá-la para que retorne ao nível em que um dia esteve a pecuária na zona de Babia, não só como recurso de manutenção da paisagem”, mas também como atividade econômica, expôs.

 

Pasto característico

 

A Reserva da Biosfera de Babia está localizada ao norte da província de León, fazendo fronteira com o Principado de Astúrias, na vertente meridional da Cordilheira Cantábrica. A comarca de Babia, em León, estende-se pelos municípios de San Emiliano e Cabrillanes. Por sua vocação e uso tradicional pecuário, na região dominam os prados e pastos, salpicados de vez em quando por matagais e pequenos fragmentos de florestas, exceto quando afloram rochedos e pedregais. Nas regiões de natureza calcária, existem abundantes pastos, segundo dados extraídos do Plano de Ordenação dos Recursos Naturais (PORN) da Junta de Castela e Leão.

 

O meio natural de uma região de montanha, na qual se enquadra a comarca de Babia, confere à vegetação existente características peculiares. A incidência da pecuária – como destacou Gutiérrez – e a frequência dos incêndios ainda comuns na região, produziu um esgotamento da cobertura vegetal original, o que se manifesta na escassa representação das formações arbóreas no território.