Espacio España , Valladolid, Jueves, 14 de noviembre de 2013 a las 15:30

"Matemática pode oferecer soluções viáveis e rápidas aos problemas do planeta”

Miguel Ángel Herrero, catedrático da Universidade Complutense de Madri e diretor do IMI, realiza uma palestra na Semana da Ciência 2013

Cristina G. Pedraz/DICYT 2013 é o Ano da Matemática do Planeta Terra (MPE 2013), uma iniciativa promovida por sociedades e institutos de pesquisa matemática do Canadá e dos Estados Unidos e apoiada pela Unesco, pela União Matemática Internacional (IMU), pelo Conselho Internacional de Matemática Industrial e Aplicada (ICIAM) e pelo Conselho Internacional da Ciência (ICSU). Uma das palestras programadas pelo Instituto de Pesquisa Matemática da Universidade de Valladolid (IMUVA) em razão da Semana da Ciência 2013 focou-se nas contribuições que a matemática pode realizar para resolver os principais problemas da Terra, como a superpopulação ou a mudança climática.

A palestra, oferecida na Faculdade de Ciências, foi realizada por Miguel Ángel
Herrero, catedrático da Universidade Complutense de Madri e diretor do Instituto de Matemática Interdisciplinar (IMI). “A humanidade deve responder a uma pergunta: como é possível garantir alimentos, água potável, saúde ou educação a uma população mundial que já atingiu 7 bilhões de habitantes, sem comprometer de maneira irreversível a sobrevivência do próprio Planeta?”, explica em declarações à DiCYT.

Também deve buscar soluções à mudança climática e, particularmente, à influência dos seres vivos no equilíbrio da Terra. “Há séculos toda a humanidade sabe que o clima influencia na vida humana, mas se acreditava que era algo externo que não se podia controlar. Somente recentemente se tomou consciência de que a Terra e as espécies vivas interagem de duas maneiras, por exemplo, que ao mesmo tempo em que a seca afeta os humanos, os humanos podem ser a causa da seca”, afirma.

Deste modo, “atualmente a maior ameaça para a existência da vida na Terra somos nós mesmos”. Segundo Herrero, quando ocorre um desastre natural a repercussão mundial é muito grande, ainda que, na realidade “as atitudes diárias da espécie humana tenha um efeito mais importante”

Nesse contexto, surge a possibilidade de modelizar comportamentos e prever crises. “A Matemática pode contribuir oferecendo soluções viáveis e rápidas aos problemas do planeta, já que devem ser resolvidos antes que seja muito tarde. A Matemática é uma ferramenta lógica muito potente e permite distinguir entre causas e efeitos, possuímos uma grande quantidade de dados e somente alguns estão inter-relacionados. Os modelos matemáticos servem para estabelecer uma hierarquia, isso é, determinar o que influi sobre o que e que aspecto pode causar outro, possibilitando simular comportamentos, prever situações e chegar a conclusões”, afirma o especialista.

Dar sentido aos dados

Conforme a iniciativa MPE 2013, nosso planeta é o cenário de vários processos dinâmicos: os geofísicos, que ocorrem no manto terrestre e nos continentes; os dos oceanos e da atmosfera, que determinam o tempo atmosférico e as mudanças climáticas; e os processos biológicos, associados às espécies vivas e suas interações. Ademais, devem-se considerar todos os processos realizados pelos seres humanos, em campos como as finanças, a agricultura, a pecuária, o transporte, a água ou a energia. O planeta sofre grandes mudanças que representam sérios desafios para nosso futuro e, inclusive, nossa sobrevivência. Em todos eles a matemática exerce um papel decisivo, tanto para entende-los quanto para descrevê-los e trata-los.

A matemática, associada à supercomputação, dota à ciência e à técnica de algumas ferramentas fundamentais como a modelização, a análise e o controle. Estas ferramentas são utilizadas atualmente para controlar incêndios, prever o tempo e estudar e controlar a dispersão de contaminantes no oceano, dentre outras aplicações. Contudo, os especialistas afirmam que têm um potencial muito maior do que o que agora se utiliza. Assim, o primeiro objetivo do MPE 2013 é “fomentar a pesquisa da compreensão e solução das questões fundamentais sobre nosso planeta”.