Technology Spain , Valladolid, Friday, May 25 of 2012, 14:02

Dois engenheiros de Valladolid desenvolvem um aplicativo para o Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua com realidade aumentada

Software inclui, ademais, um sistema de geolocalização dos espaços do festival e a distância dos mesmos, bem como o itinerário mais rápido

CGP/DICYT Dois engenheiros de Valladolid, que participaram no programa CRIA com Base Tecnológica, da Prefeitura, através do projeto Espaciotic, desenvolveram um aplicativo turístico que permite acessar a informação do XIII Festival Internacional de Teatro e Artes de Rua (TAC, em espanhol) de Valladolid através dos aparelhos celulares. O aplicativo tem como objetivo potencializar o TAC, realizado de 23 a 27 de maio, utilizando para tanto as últimas tecnologias como realidade aumentada ou os Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

 

Como explicam os promotores da iniciativa, José Antonio Barros e Miguel Ángel Plaza, o software facilita o acesso à informação e conteúdos, tanto relativos aos eventos que serão realizados dia a dia, como à localização dos espaços nos quais cada um será celebrado, a partir de aparelhos celulares.

 

Dentre as possibilidades oferecidas pelo aplicativo, asseguram, “talvez a mais destacada seja seu serviço de geolocalização baseado em um Sistema de Informação Geográfica graças a qual o aplicativo indica ao usuário onde estão localizados os espaços do festival e a distância dos mesmos, bem como o itinerário mais rápido para chegar até eles”.

 

Outra tecnologia que integra o aplicativo é a realidade aumentada, uma tecnologia que fusiona a realidade física com a realidade virtual em três dimensões, permitindo a interatividade do usuário com os objetos ou imagens virtuais reproduzidas na tela através de um software. Através desta tecnologia, o aplicativo “permite observar, ao direcionar a câmera do celular ao espaço do festival, informação e dados sobre o mesmo, que aparecerão sobrepostos na imagem real que surge na tela”, afirmam os empreendedores.

 

Especificamente, o aplicativo possui três ferramentas. A primeira, denominada Festival, “apresenta informação do festival, facilitando o acesso ao download do Guia do Comediante”; enquanto a segunda, Espaços, “dá acesso a um mapa geolocalizado no qual aparecem posicionados os espaços nos quais serão realizadas as atuações”. Finalmente, a parte da Programação “mostra os diferentes eventos que serão realizados em cada dia do festival, oferecendo a possibilidade de criar um lembrete no calendário do Google”, agregam.

 

Download gratuito

 

O aplicativo TAC Valladolid foi desenvolvido para telefones equipados com a plataforma Google, Android, dentre os quais se encontram Google Nexus, Samsung Galaxy ou HTC One, além de outros. A partir de agora é possível fazer o download gratuito na loja virtual Play Store.

 

José Antonio Barros formou-se engenheiro técnico de Telecomunicações pela Universidade de Valladolid e atualmente trabalha como engenheiro sênior de Desenvolvimento de Software em Solid Gear, empresa localizada no Parque Científico da Universidade de Valladolid. Também faz parte do Grupo de Telemática Industrial da Universidade de Valladolid, pesquisando temas relacionados com o uso das tecnologias celulares em sistemas de controle e intervenção terapêutica. Por outro lado, Miguel Ángel Plaza trabalha atualmente em Inovação e Desenvolvimento Local, como consultor TIC no projeto Timepyme da JCyL.

 

Os dois empreendedores participam no Programa CRIA com Base Tecnológica, incentivado pela Prefeitura de Valladolid, com o projeto Espaciotic. Este programa pretende estimular e apoiar a criação de empresas inovadoras e de base tecnológica (EBTs) tanto no âmbito das ciências aplicadas, quanto no das ciências sociais, através da formação empresarial e da tutoria e consultoria na elaboração e amadurecimento dos planos de empresas inovadoras ou de base tecnológica.