Alimentación España , Palencia, Viernes, 19 de abril de 2013 a las 11:32

Cria-se mini-bolos salgados a partir de subprodutos da indústria de Castela e Leão

Dois alunos da Universidade de Valladolid obtém o segundo prêmio do concurso nacional ‘Ecotrophelia’ de alimentos ecológicos inovadores e competirão na Alemanha pelo prêmio europeu

CGP/DICYT Beatriz Barcenilla e Miguel Ángel San Miguel, alunos da Escola Técnica Superior de Engenharias Agrárias da Universidade de Valladolid, localizada no Campus de Palencia, desenvolveram inovadores mini-bolos salgados a partir de subprodutos da industria de Castela e Leão e produtos de origem biológica. Com este produto, os estudantes conseguiram o segundo prêmio do concurso nacional Ecotrophelia e tentarão ganhar o prêmio europeu na competição que será realizada em Colonia (Alemanha), em outubro.

 

Conforme afirma Beatriz Barcenilla, os mini-bolos (denominados Tunaffins) têm três sabores diferentes: vegetal, de peixe e de carne, todos “derivados da dieta mediterrânea”. Com relação à utilização de subprodutos, afirma que se trata “de alimentos que podem ser consumidos, que não têm nenhum problema de segurança alimentar”, mas que o comerciante não pode vender por distintos motivos. Por exemplo, no caso do mini-bolo de carne, está elaborado a partir de presunto que não pode ser utilizado na industria de corte, como é o caso dos calços. O mesmo acontece com o queijo. “Utilizamos queixo inchado, que não tem nenhum risco, mas que por seu aspecto não pode ser vendido”, explica.

 

Com relação aos produtos de origem biológica, usaram hortaliças e verduras procedentes da agricultura ecológica como tomates, espinafres ou cebolas, todos “de hortas de Castela e Leão”.

 

A aluna, procedente do Mestrado de Qualidade, Desenvolvimento e Inovação de Alimentos da Universidade de Valladolid, explica que decidiram elaborar madalenas porque o Mestrado está focado no setor cerealista. Do mesmo modo, afirma que se trata de um produto que pode ser consumido por todo tipo de público, “inclusive por celíacos, apenas mudando a farinha utilizada em sua elaboração”.

 

O concurso Ecotrophelia tem como objetivo fomentar a criatividade e a inovação entre os futuros profissionais do setor da alimentação e está organizados pela Federação Espanhola de Industrias de Alimentação e Bebidas (FIAB). Trata-se da quarta edição do concurso, cujos participantes são estudantes universitários que apresentam novos produtos alimentícios, premiando-se o caráter ecológico inovador em qualquer fase de sua elaboração. A realização deste concurso se insere no projeto europeu EcoTroFood, de modo que os ganhadores em casa fase nacional competirão pelo prêmio europeu em uma grande final. Nesta ocasião, será realizado em outubro, em Colonia, na Feira ANUGA, uma das feiras de alimentação e bebidas mais importantes do mundo.

 

Desta edição de Ecotrophelia participaram 23 universidade e foram escolhidos para a fase final 15 grupos. A Escola Técnica Superior de Engenharias Agrárias de Palencia já esteve representada na fase final do concurso em 2012 por dois grupos. O primeiro prêmio foi para um snack elaborado a partir de pele de tomates ecológicos, copos de batata, óleo de girassol, sal, orégano e manjericão, apresentado pela Universidade de Barcelona.

 

Os organizadores do evento, de maneira excepcional, propuseram que os ganhadores do primeiro e segundo prêmio colaborem com o grupo SIRO no desenvolvimento do produto que representará a Espanha na fase final européia.

 

Do mesmo modo, no próximo dia 26 de abril serão apresentados na Escola Agraria de Palencia os produtos desenvolvidos por seus alunos neste ano, dentre os quais estarão os participantes da edição nacional de 2014.