Tecnología Brasil , Brasil, Martes, 05 de abril de 2011 a las 18:15

Pesquisadores brasileiros comprovam que a casca de banana serve para purificar a água

Durante o experimento laboratorial, a casca da banana triturada absorveu rapidamente o chumbo e o cobre presentes na água do rio

EA/DICYT As cascas de banana poderiam ser utilizadas para extrair metais pesados da água corrente contaminada, segundo comprovou um grupo de pesquisadores brasileiros. Desta forma, a fruta tropical se soma ao conjunto de materiais de origem vegetal que prometem converter a purificação da água em um processo mais barato e menos tóxico do que os realizados atualmente.

 

De acordo com os autores do estudo, cujos resultados foram publicados na revista “Industrial & Engineering Chemistry Research” da Sociedade Americana de Química, uma grande quantidade de metais pesados invade os recursos hídricos através dos resíduos da mineração, agricultura (pesticidas) e indústria, o que constitui uma ameaça à saúde humana e ao meio ambiente.

 

“A pesquisa sobre a contaminação da água com metais tem um atrativo particular devido à grande capacidade de diluição da água, a possível acumulação de metais pesados em plantas, peixes e sedimentos, e a necessidade de proteger todas as formas de vida”, enfatizam os autores.

 

Trabalhos de pesquisa prévios demonstraram que substâncias rejeitadas de certos produtos vegetais como a fibra do coco, o bagaço da cana-de-açúcar, os restos de maçãs e as cascas de amendoim, são capazes de extrair toxinas da água porque possuem grupo químicos com afinidades por metais. Assim, os pesquisadores, liderados por Gustavo Castro, do Instituto de Biociências de Botucatu (São Paulo, Brasil), decidiram comprovar se as cascas de banana podiam fazer o mesmo trabalho.

 

Para realizar o experimento laboratorial, os autores moeram a pele da fruta e a expuseram à água do rio sem processar. Logo, notaram que as cascas trituradas da banana absorviam rapidamente o chumbo e o cobre presentes na água. Os pesquisadores também comprovaram que um aparelho de purificação feito com cascas de banana pode ser utilizado até onze vezes antes de perder seu potencial de atrair metais.

 

Segundo Castro e os demais autores, as cascas de banana parecem funcionar, inclusive, melhor do que outras técnicas de purificação de água nas quais são utilizados materiais sólidos como o gel sílica, em cuja cara preparação se utiliza solventes potencialmente tóxicos.

 

Levando isto em consideração, concluíram os pesquisadores que materiais sólidos de origem natural como as cascas de banana podem ser considerados mais atrativos por seu baixo custo e por prescindirem de modificação química.