Science Brazil Campinas, Brasil, Wednesday, June 27 of 2012, 15:16
Notícias

Novo museu interativo leva ciência ao interior paulista

A nova instituição se junta ao Centro de Divulgação Científica e Cultura, criado na década de 1980 para dar acesso aos meios e resultados da produção científica e cultural da USP.

Rômulo Augusto Orlandini/ComCiência/Labjor/Unicamp/Campinas/DICYT O objetivo é simples: ser um espaço de educação e convivência da população com temas de ciências, tecnologia e arte, aproximando a ciência de algo lúdico. O museu foi inaugurado privilegiando a Física, com 129 experimentos divididos em fluídos, mecânica, som, ótica, eletricidade e magnetismo. No entanto, a proposta não deve parar por aí - explica o professor e coordenador da instituição, Paulo Milanez. “A opção da física foi para a abertura. Agora, existe uma proposta de incluir as outras áreas, como: química, biologia, zoologia, astronomia, matemática, botânica e demais ciências”, disse.

 

A nova instituição se junta ao Centro de Divulgação Científica e Cultura, criado na década de 1980 para dar acesso aos meios e resultados da produção científica e cultural da USP. Como os cursos da universidade são voltados exclusivamente para Ciências Exatas, o Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino deve suprir tal ausência de outras áreas. Como exemplo, na última sexta-feira, 15 de junho, foi inaugurada a exposição “PaleoBrasil - Na Trilha dos Dinossauros”, que reúne fósseis de organismos vegetais e animais na região central do Estado de São Paulo.

 

Milanez explica que todo o projeto, que custou R$ 840 mil dos cofres municipal e federal, é voltado para a interação. “Isso faz com que possamos levar a ciência de forma simples a todos os cidadãos; e a melhor forma para isso é através de interatividade, desmistificando que a ciência acontece apenas em laboratórios ou que seja algo sempre incompreensível”, conta o coordenador.

 

Monitores ficam o tempo todo junto com os grupos de visitantes, explicando e ensinando conceitos científicos. Segundo levantamento feito em 2009 pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência são menos de duzentos os espaços voltados para ciência no país – sendo que a maioria concentrados nas capitais do Sudeste e Sul.

 

Um comitê gestor, formado por pesquisadores da USP e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), além de membros de entidades científicas e sociedade, é responsável pela gestão e escolha das exposições.

O Museu da Ciência Prof. Mário Tolentino funciona de terça a sexta das 8h00 às 17h30 na Praça Coronel Sales, centro de São Carlos (SP). O telefone para informações e agendamento de visitas é o (16) 3307-6903.