Alimentación México Monterrey, Nuevo León, Martes, 21 de mayo de 2013 a las 10:45

Novas tecnologias de armazenamento hermético garantem a segurança alimentar

Nisso trabalha o doutor Silverio García Lara, professor da Cátedra de Pesquisa em Alimentos Nutracêuticos

JST-Tec de Monterrey/DICYT Quase 25% dos grãos de milho, café e arroz se perdem devido a processos inadequados de armazenamento logo após a colheita; as toneladas de alimentos perdidas poderiam alimentar a população mais pobre do planeta. Mas aplicar a avaliar cientificamente as novas tecnologias de armazenamento hermético seguras, ecológicas e que não demandem uso de inseticidas poderia tornar-se um problema, e nisso trabalha o doutor Silverio García Lara, professor da Cátedra de Pesquisa em Alimentos Nutracêuticos.

 

“Todos falam em aumentar a produção de alimentos a escala local e mundial, mas se não podemos reter as perdas durante a etapa posterior à colheita, não poderíamos falar em segurança alimentar em nosso país, especialmente no México, assegura o Dr. García Lara.

 

“Com a aplicação destas tecnologias de armazenamento abre-se um novo capitulo que beneficiará o elo mais frágil da cadeia produtiva de milho na América Latina”, comentou o pesquisador, que recentemente obteve uma menção honorífica por seu trabalho sobre a conservação do milho após a colheita.

 

Recebe reconhecimento

 

O doutor Silverio García Lara obteve um reconhecimento na Segunda Convenção da América Latina sobre Armazenamento Hermético, realizada a princípios de março na Guatemala, graças ao seu trabalho de pesquisa referente ao uso do armazenamento hermético para a conservação do milho e controle ecológico das pragas de armazém.

 

“Meu trabalho consistiu em avaliar cientificamente a tecnologia utilizada nos sacos plásticos de última geração conhecidos como SuperGrainbagsTM com relação a sua resistência e controle ecológico de pragas”, afirma.

 

Explicou que o resultado de sua avaliação indicou que as novas SuperGrainbagsTM são aptas para armazenar o milho e outros grãos básicos diante de um eventual ataque de pragas. Ademais, representam uma opção sustentável por serem completamente recicláveis e ecológicas, já que não requerem a utilização de nenhum tipo de inseticida.

 

A Convenção da América Latina sobre Armazenamento Hermético foi patrocinada pela empresa GrainPro através de sua subsidiária na América Latina. O evento reuniu mais de 50 participantes, entre diretores, acadêmicos, funcionários do governo e empresários provenientes do Brasil, Peru, Equador, Venezuela, Colômbia, Costa Rica, Honduras, Nicaragua, Salvador, Guatemala, Estados Unidos e México.

 

“Na Convenção foram apresentados os progressos mais importantes das tecnologias de vanguarda sobre manejo, transporte, conservação e manutenção da qualidade dos alimentos produzidos no Continente Americano usando o armazenamento hermético, destacando os casos aplicados ao café, arroz e milho”, comentou o professor.

 

Trabalho da cátedra

 

A Cátedra de Pesquisa em Alimentos Nutracêuticos colabora com GrainPro desde 2011, realizando estudos especializados na aplicação e avaliação do armazenamento hermético portátil e desenvolvendo novas soluções para atender os pequenos agricultores.

 

Um de seus próximos projetos consiste na validação de uma tecnologia a ser aplicada neste ano no campo mexicano, especificamente em Chiapas, Estado de México e Sonora, e cuja intenção é aumentar a segurança alimentar dos agricultores com recursos escassos.

 

Recentemente dois alunos do Mestrado em Ciências, com especialização em Biotecnologia (MBI), orientados pelo doutor García Lara, analisaram e comprovaram que o milho possui propriedades anticancerígenas, através de uma pesquisa na qual participa a Cátedra de Alimentos Nutracêuticos.