Salud España , León, Jueves, 14 de mayo de 2015 a las 16:39
INESPO II

Investigam a influência das redes sociais sobre o consumo de álcool em adolescentes

Grupo de investigação SALBIS (Saúde, Bem-estar e Sustentabilidade socio-sanitária, na sua sigla em espanhol), da Universidade de León, considera que esta informação é fundamental para o desenvolvimento de campanhas eficazes de sensibilização

Cristina G. Pedraz/DICYT O álcool é uma das drogas potencialmente mais perigosas para o indivíduo, especialmente pelo reconhecimento social inato ao seu consumo. A adolescência constitui um passo decisivo para o estabelecimento e modificação de hábitos saudáveis que, nessa idade, são altamente condicionados pela sua rede de contactos (amigos, conhecidos, familiares, ídolos sociais, etc.), que é essencial conhecer para projetar qualquer intervenção.

 

Portanto, o grupo de investigação SALBIS (sigla em espanhol de ‘Saúde, Bem-estar e Sustentabilidade socio-sanitária’), da Universidade de León (ULE), liderado pela professora Pilar Marqués, trabalha em uma linha de investigação voltada para o consumo de álcool em adolescentes e no estudo das redes sociais na identificação dos fatores influentes e sua aplicação na adquisição de comportamentos saudáveis.

 

Como explica um dos membros do Grupo envolvidos nesta pesquisa, José Enrique Bayón, de acordo com o último relatório do Observatório de Drogas Espanhol, quase 82 % dos adolescentes consumiram álcool no último ano e 74 % no mês último. Há até mesmo uma incidência de mais de 18 % de consumo intenso ou ‘binge drinking’ (consumo de cinco ou mais unidades de bebida alcoólica padrão em um prazo de duas horas).

 

“Os adolescentes caraterizam-se por serem muito influenciáveis pelo ambiente social bidirecionalmente: o indivíduo influi nos seus contactos e eles, por sua vez, no próprio indivíduo. Como os hábitos adquiridos pelos adolescentes podem afetar a sua vida adulta causando graves problemas de saúde, é preciso quantificar essas influências para tratar este problema de forma eficaz”, diz o investigador.

 

No entanto, as investigações atuais mostram um vazio de evidências a respeito de como é transmitida ou “contagiada” a citada influência social. “Devemos aprofundar os aspectos causais do consumo excessivo de álcool de uma perspetiva social e saber que padrões de contactos existentes entre eles estão relacionados com o consumo de outras drogas, hábitos de socialização por meio de redes digitais, comportamento sexual, uso do tempo livre, etc.”, acrescenta.

 

Identificação de atores influentes

 

O grupo de investigação SALBIS está a desenvolver um projeto de investigação cujo objetivo final é descrever a influência da rede de relações do adolescente sobre o consumo de álcool e sua atribuição a padrões de comportamento estabelecidos. Igualmente, prevê analisar as redes dos adolescentes que incentivam a adquisição de comportamentos saudáveis.

 

O trabalho centra-se na tese de doutoramento da investigadora do grupo Enedina Quiroga Sánchez e aplica a teoria das redes sociais, que explica o comportamento do indivíduo com base em modelos de contacto; o método para quantificar as relações é designado Análise de Redes Sociais (ARS). Assim, os dados de ensaio serão obtidos mediante testes normalizados respondidos por escrito e de forma anónima através de uma aplicação informática desenvolvida pelo grupo. “Esta é uma linha de investigação inovadora que está a originar inúmeros estudos e teses, como o que este estudo pretende explorar”, expõe Bayón.

 

A tese de doutoramento tem várias fases de desenvolvimento: a realização do projeto, a procura de parceiros, os trabalhos de campo e recolha de dados, a sua análise, a formulação de conclusões e a exploração dos resultados. Neste momento, já foi desenvolvido o projeto e contactados os parceiros e está previsto o início do trabalho de campo em quatro meses aproximadamente.

 

Elaboração de estratégias preventivas

 

O estudo das redes sociais que afetam o consumo de álcool entre os adolescentes tem implicações práticas importantes. Embora seja clara a evidência de que o consumo de álcool entre os jovens é influenciado pelos amigos que o consomem e até pelos próprios pais consumidores, e embora tenham sido desenvolvidas campanhas de sensibilização nos meios de comunicação e ambientes educativos, essas medidas “ainda se consideram insuficiente, possivelmente porque desconhecemos como se transmite ou ‘contagia’ essa influência”.

 

“O conhecimento em forma de rede facilitaria a planificação de estratégias multifatoriais ao redor, perspetiva em grande parte suportada pela literatura científica sobre o consumo de álcool”, afirma o investigador. Assim, o objetivo do projeto é desenvolver estratégias preventivas para diminuir o impacto negativo do álcool sobre os consumidores mais novos, não só em termos de saúde individual, mas também no social e familiar, contribuindo para reduzir o impacto destes problemas no sistema socio-sanitário.

 

 

 

Grupo de Investigação SALBIS
SALBIS é um grupo de investigação multidisciplinar que conta entre os seus membros com professores e colaboradores de diferentes departamentos e áreas da Universidade de León como Enfermagem e Fisiologia, Ciências Biomédicas, Fisiologia, Saúde Pública e Engenharia Informática.