Salud España , Valladolid, Viernes, 15 de febrero de 2013 a las 11:58

Desenha-se um sistema de baixo custo para detectar alterações no eixo de fixação visual

A ferramenta, criada por pesquisadores da Universidade de Valladolid, permite detectar doenças oftalmológicas

Cristina G. Pedraz/DICYT A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que cerca de 90% das pessoas com algum tipo de deficiência visual vivem no Terceiro Mundo, sendo que as cataratas e os glaucoma são as doenças mais frequentes. No caso do glaucoma, trata-se de um grupo de doenças do olho que têm em comum um padrão de dano característico do nervo ótico (neuropatia ótica) e do campo visual, normalmente associado ao aumento da pressão intraocular, o que leva à perda de visão. Para detectar o glaucoma são realizados diversos tipos de testes, alguns relacionados com a busca de alterações no campo visual.

 

Assim, pesquisadores do Grupo MoBiVAP (Modelização, Biomecânica e Visualização Avançada), e do projeto empresarial Rapture Games, iniciado por egressos da Universidade de Valladolid, desenvolveram um sistema que permite estudar a atenção visual a fim de detectar alterações no eixo de fixação da vista, o que se relaciona com o glaucoma e outras doenças que afetam os olhos. O trabalho será apresentado no dia 13 de fevereiro em um dos Seminários de Pesquisa organizado pelo IOBA (Instituto de Oftalmobiologia Aplicada), de Valladolid.

 

Segundo explica à DiCYT Javier Finat, responsável pelo Grupo MoBiVAP, este novo sistema origina-se de um aplicativo desenvolvido inicialmente para videogames, no qual se pretende detectar em que direção está olhando o jogador para interagir com o jogo. “É um caso curioso de interação entre Ciência, videogames e aplicação biomédica. Neste último caso, se uma pessoa não é capaz de manter a linha de visão em um determinado ponto da tela, pode ser que tenha problemas de fixação ou de estabilidade”, o que pode dar pistas sobre uma possível doença.

 

Em áreas do norte da África ou da Ásia Menor, por exemplo, as doenças de tipo ocular como o glaucoma ou a retinopatia diabética estão crescendo em grande velocidade, “isso responde a diversos fatores relacionados com a contaminação, a alimentação, os hábitos de vida sedentários ou o excesso de iluminação e a pouca proteção diante dos efeitos da radiação solar”, afirma Finat. Neste sentido, o sistema desenvolvido representaria uma ferramenta de ajuda no diagnóstico médico “simples e de baixo custo”. “Não queremos substituir o diagnóstico médico, mas proporcionar uma ajuda inicial para detectar se existem casos problemáticos que devem ser examinados em uma clínica ou não”, agrega.

 

Funcionamento do sistema

 

José Luis Marínez, membro do Grupo MoBiVAP e do Rapture Games, detalha que o funcionamento do sistema consiste em obter “uma série de focos de atenção do paciente trabalhando unicamente com uma câmera de baixo custo”, a principal vantagem que possui com relação a outros sistemas que realizam a mesma função. Deste modo, o sistema é capaz de discriminar, dentro de uma série de regiões em uma tela, para onde está olhando o paciente. “Coletamos uma série de pontos de referência na face e em função deles o sistema identifica se olha para cima ou para baixo, em direção a uma área ou outra, etc.”, agrega.

 

Por outro lado, o sistema desenvolvido pode realizar seu trabalho diante de distintas condições de iluminação e também permite certos movimentos de cabeça sem que afete seu funcionamento. Ainda que existam outros tipos de dispositivos no mercado capazes de realizar esta estimação de forma mais precisa, “requerem um hardware adicional e funcionam em ambientes controlados, enquanto nós o podemos fazer em tempo real e com grande velocidade, sem utilizar mais do que uma câmera de baixo custo e um dispositivo celular com o aplicativo”, enfatiza. Assim, o sistema pode ser de grande ajuda em lugares “em que não se disponha de suficientes recursos para realizar um diagnóstico prévio”.

 

O próximo objetivo do projeto, que continua em desenvolvimento, é realizar uma estimação do eixo de fixação de maneira mais precisa e a partir disso oferecer uma série de serviços. Do mesmo modo, estão trabalhando para poder instalá-lo em qualquer tipo de dispositivo, independentemente do sistema operativo.

 

José Luis Martínez ganhou o terceiro prêmio na última edição das Residências Estivais do Parque Científico Universidade de Valladolid (PCUVa) com seu trabalho Rastreamento de Olhos (Eye Tracking). Do mesmo modo, junto a Jaime Finat, Rapture Games obteve o terceiro prêmio na edição de 2012 do concurso regional de empreendedores Campus Empreende, na modalidade projeto empresarial.

 

Uma doença freqüente

 

O glaucoma é a segunda causa de cegueira irreversível no mundo. Atualmente, calcula-se que cerca de 60,5 milhões de pessoas podem estar afetadas no mundo, e até 2020 é provável que a cifra aumente para 80 milhões. No grupo de 50 a 59 anos, a incidência é de 2,1%, que ascende a 2,3% nas pessoas de 60 a 69 anos e depois dos 70 anos, a 3,4%.  Os grupos de risco, além das pessoas com mais de 40 anos, são aqueles com antecedentes familiares de glaucoma, hipertensão arterial ou pressão intraocular elevada, as pessoas de etnia negra ou asiática, as diabéticas e com miopia elevada.