Salud Brasil Campinas, Brasil, Jueves, 05 de septiembre de 2013 a las 12:02

Descoberto papel de proteína no processo que leva ao diabetes

Os pesquisadores identificaram que a substância aP2, uma proteína localizada dentro de algumas células gordurosas, tem um papel importante no desenvolvimento da doença

Ricardo Manini/ComCiência/Labjor/DICYT - Uma equipe de pesquisadores publicou um estudo que pode contribuir para o tratamento do diabetes tipo 2. Os pesquisadores identificaram que a substância aP2, uma proteína localizada dentro de algumas células gordurosas, tem um papel importante no desenvolvimento da doença. Eles também identificaram que existe um potencial papel terapêutico de um anticorpo que neutraliza a atividade da aP2.

“As conseqüências dessa descoberta são profundas e alterar o funcionamento da aP2 talvez possa levar a um novo modo de tratar o diabetes”, disse Haiming Cao, um dos autores da pesquisa e pós-doutorando no Departamento de Genética e Doenças Complexas da Escola de Saúde Pública de Harvard.

 

A pesquisa foi conduzida por meio de estudos em ratos. No início, os pesquisadores aumentaram os níveis da aP2 em ratos normais e saudáveis, para que esses tivessem a substância em níveis iguais ao de ratos obesos. Isso levou a um processo metabólico de glicose debilitado nos ratos.

Na sequência, foi feito o inverso, ou seja, rebaixou-se o nível da aP2 em ratos gordos e diabéticos, para os níveis que ratos saudáveis apresentam. A ação resultou em um processo metabólico normal de glicose.

 

Há muito tempo é conhecido que uma das causas para o desenvolvimento do diabetes tipo 2 é uma produção descontrolada da glicose pelo fígado. Entretanto, os detalhes de como essa produção leva ao diabetes ainda não são totalmente claros. A descoberta que o aP2 tem uma função importante nesse mecanismo é mais uma comprovação de que o tecido adiposo exerce uma influência fundamental sobre o fígado.

 

“Nós suspeitamos que a comunicação entre o tecido adiposo e o fígado possa ter evoluído para ajudar células gordurosas a ordenar ao fígado que produza glicose em tempos de escassez de nutrientes.

Entretanto, quando essas células perdem o controle sobre esse sinal em indivíduos obesos, o nível de aP2 aumenta, a glicose é mandada para a corrente sanguínea e o resultado é o diabetes tipo 2”, comentou Gokhan Hotamisligil, chefe do departamento responsável pela pesquisa.