Ciencia México , México, Viernes, 26 de abril de 2013 a las 17:48

34 projetos concorrem na convocatória de ciência principiante do Grande Telescópio Milimétrico Alfonso Serrano

David H. Hughes informa que participarão destes projetos 89 astrofísicos do México e dos Estados Unidos

GR/INAOE/DICYT 34 projetos que envolvem 89 astrofísicos, a maioria deles mexicanos, foram registrados na primeira convocatória de ciência principiante que o Instituto Nacional de Astrofísica, Ótica e Eletrônica (INAOE) promove para o uso científico do Grande Telescópio Milimétrico Alfonso Serrano (GTM), o que representa um marco na história da astronomia no México.

 

No encerramento da convocatória para o primeiro período de observações, no dia 19 de abril, foram contabilizados 18 projetos do México, de instituições como a UNAM, o Centro de Radioastronomia e Astrofísica (CRYA) da UNAM em Morelia, Michoacá, a Universidade de Sonora e o INAOE, enquanto a Universidade de Massachusetts (UMASS) enviou 16 propostas.

 

“Estamos muito contentes, pois superamos as expectativas. Trabalharemos muito para integrar às propostas todas as projeções de resultados e recursos solicitados”, afirma o Dr. Davi H. Hughes, Diretor e principal Pesquisador do GTM.

 

As propostas recebidas para o primeiro período de observações no GTM envolvem 89 pesquisadores especialistas em radioastronomia, dos quais 75% são de origem mexicana, enquanto 25% pertence à comunidade astronômica da UMASS.

 

Adicionalmente, as diversas propostas contarão com a participação, como pesquisadores convidados, de 57 astrônomos muito reconhecidos, provenientes de países como Canadá, Itália, Alemanha, França, Japão, Coréia, Suécia e Reino Unido.

 

No total, estima-se que os projetos ganhadores utilizem este instrumento por até 700 horas, dependendo das condições climatológicas ou outros fatores que possam interferir nas observações.

 

“É difícil determinar o número de projetos que ingressarão neste primeiro período de observações, devido a que pode ser um grande e ambicioso projeto que requeira todas as horas de observação, ou podem ser vários que requeiram somente uma ou duas noites das operações do GTM”, afirma o Dr. David H. Hughes.

 

Com o início do primeiro período de observações do GTM, a comunidade astronômica mexicana ingressará em um grupo seleto da astrofísica mundial, de modo que o país poderá ter acesso à colaborações com grupos científicos que realizam pesquisas nos telescópios mais importantes do planeta.

 

GTM

 

O Grande Telescópio Milimétrico Alfonso Serrano é um dos projetos científicos mais importantes da história do México. Localiza-se a 4.581 metros do nível do mar, no pico do Vulcão Serra Negra, ou Tliltépetl, dentro do Parque Nacional Pico de Orizaba. O GTM é um radiotelescópio desenhado para operar em comprimentos de onda de 0,85 a 4 milímetros. Tem uma antena parabólica de 50 metros de diâmetro. Sua área coletora de cerca de dois mil metros quadrados o converte no maior radiotelescópio do seu tipo do mundo. O GTM abrirá novas fronteiras no estudo da formação de estruturas no Universo. Em sua construção e operação foram investidos cerca de 180 milhões de dólares. É um projeto bi-nacional do INAOE e da Universidade de Massachusetts.