Salud Portugal , Portugal, Martes, 08 de junio de 2021 a las 11:23

O primeiro “Concurso de Inovação - Saúde e Inovação Hospitalar” recompensará as melhores ideias inovadoras no campo dos cuidados de saúde

Entidades e indivíduos de Castela e Leão, Extremadura e da Região Centro de Portugal podem enviar as suas propostas até 15 de julho de 2021

DICYT O consórcio do projeto europeu INNHOSPITAL anuncia a primeira edição do Concurso de Inovação - Saúde e Inovação Hospitalar com o objetivo de promover a inovação e a transferência de conhecimentos, bem como encorajar a iniciativa empresarial e promover projetos no sector da saúde que se encontram na fase inicial de ideias.


O concurso está aberto a qualquer pessoa com idade legal das regiões espanholas de Castela e Leão e Extremadura e da Região Centro de Portugal. Individualmente ou em colaboração, os participantes podem apresentar uma ou mais propostas, desde que se enquadrem num dos dois temas centrais propostos por esta iniciativa: COVID-19 e Health@Home. O prazo para a apresentação de iniciativas é dia 15 de julho de 2021.
O júri terá em conta a natureza inovadora da proposta, as vantagens que oferece sobre os produtos ou serviços existentes, ou a melhoria que representa em relação às práticas atuais de saúde e cuidados de saúde. Do mesmo modo, será avaliado o impacto que poderá ter nos cuidados e na qualidade de vida dos doentes, bem como o grau de melhoria da atividade dos profissionais, o valor de mercado e a sustentabilidade para o sistema de saúde.


Será igualmente importante que o projeto possa ser implementado na prática clínica, bem como possa ter possibilidades de comercialização, tendo em conta fatores científicos, técnicos, económicos e jurídicos. Se a proposta envolver uma colaboração de entidades de duas das três regiões que compõem o projeto INNHOSPITAL, será mais valorizada.


Os interessados podem submeter as suas propostas, tanto em espanhol como em português, através do seguinte link: https://innhospital.eu/formulario-1er-concurso-de-ideas-innhospital. Os vencedores do primeiro e segundo prémios terão a oportunidade de apresentar as suas ideias durante a celebração do I Fórum Transfronteiriço INNHOSPITAL, que terá lugar em setembro de 2021.

 

O projeto INNHOSPITAL

 

Este Concurso faz parte das atividades do projeto INNHOSPITAL, do Programa Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020 que é desenvolvido sob a coordenação da Gerência Regional de Saúde de Castela e Leão em colaboração com a Fudação para a Formação e Investigação dos Profissionais de Saúde da Extremadura, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, a Universidade de Aveiro, a Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, o Cluster Socio sanitário da Extremadura, o Instituto Pedro Nunes - Associação para a Inovação e Desenvolvimento em Ciência e Tecnologia e Biotecyl, Cluster de Saúde de Castela e Leão.


O INNHOSPITAL visa promover a inovação, investigação e desenvolvimento tecnológico no campo da saúde, avançando para um novo papel dos hospitais na sociedade, onde, para além de serem uma fonte de conhecimento (científico e sanitário), os hospitais são posicionados como geradores de retorno económico da exploração deste conhecimento.